0

Favoritos

Fale Conosco

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Trabalhe Conosco

Currículo enviado com sucesso

Em breve entraremos em contato

Agende agora um test drive

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite aqui o seu ORÇAMENTO
Receba seu orçamento rápido e fácil.

voltar
Quero financiar

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Cuidados que devem ser tomados ao realizar a troca de óleo do seu Honda

Cuidados que devem ser tomados ao realizar a troca de óleo do seu Honda

Por - 20/09/2021

A troca de óleo é um processo muito importante para manter o pleno funcionamento do seu Honda. Afinal, ele é para o motor do seu carro como o sangue é para o corpo humano. O óleo é o responsável por manter o motor, o coração do seu automóvel, funcionando. Confira neste artigo da Chroma Veículos alguns cuidados que você deve ter na hora de trocar o óleo do seu carro.

Tenha em mente que o manual do proprietário do seu Honda é o lugar onde você vai encontrar todas as instruções e informações de que precisa. No manual você encontra informações de quando realizar a troca de óleo e instruções precisas de como realizar essa troca no seu Honda. Lembre-se que o ideal é realizar o procedimento com um profissional. Agende a sua troca na Chroma Veículos clicando aqui.

Medir o nível do óleo também é importante para manter o bom funcionamento do motor. E esta medição pode ser feita pelo próprio motorista: utilize um pano macio, papel higiênico ou outro material macio que possa ser utilizado para limpar a vareta sem danificar esse componente.

Retire a vareta e limpe todo o óleo velho, verificando se não há nenhum pedaço de papel ou pano preso à vareta para não comprometer a eficácia do lubrificante. Ao realizar este passo, note que há duas marcações na vareta: estes são os indicadores de máximo e mínimo de óleo. Agora é só inserir e retirar a vareta no medidor de óleo e verificar se ele está entre as marcações. Caso o nível esteja abaixo do mínimo, está na hora de realizar a troca; mas se o nível estiver acima do máximo, é necessário realizar o procedimento de drenagem.

Para realizar a checagem do nível de óleo, é importante que o veículo esteja estacionado em uma área plana. Deste modo, você não terá um resultado errado: se o carro estiver inclinado, aparentará ter mais ou menos óleo do que tem na realidade. É prudente, também, que o motor esteja frio. Um motor quente pode fazer com que as peças possam te queimar, já que também acumulam calor. Além disso, o óleo pode espirrar em você, causando queimaduras em ambos os casos. Por isso,  desligue  o motor e espere cerca de 10 minutos antes de realizar a checagem; essa pausa também permite que o óleo volte para o seu devido compartimento, e não esteja no motor, como ocorre enquanto o carro está em movimento. 

Acerca da textura do óleo, há muitos mitos e verdades, e realizar a análise da textura deste componente é de suma importância.

- Quando o óleo está quente, ele tende a ficar menos viscoso, já que tem que percorrer por todo o motor. Não é este o fator que determina se ele é de boa ou má qualidade, tampouco determina se está na hora de trocar de óleo. Daí, novamente, a necessidade de desligar o motor e realizar uma pausa antes de fazer a checagem.

- O óleo mais escuro também não significa que está na hora da troca. Na verdade, significa que ele está apenas cumprindo seu papel de limpar o motor, retirando todas as impurezas que poderiam danificá-lo.

Neste caso também vale checar o filtro de óleo: se é o óleo que retira as impurezas do motor, o filtro de óleo retira as impurezas do próprio óleo. O filtro de óleo protege muitos outro componentes do carro, como:

-Bronzinas;

-Anéis de segmento;

- Tuchos;

- Eixo virabrequim;

- Eixo de comando de válvulas;

- Bomba de óleo.

E muitos outros componentes que podem comprometer o bom funcionamento do seu Honda, caso sejam danificados. Afinal, é o conjunto de peças em bom funcionamento que faz com que o automóvel funcione plenamente. 

Assim como se verifica o nível do óleo lubrificante, é interessante inspecionar o filtro de óleo com cautela também. Procure por vazamentos, formação de borras, variação na pressão do óleo e desgaste das peças. Quando o filtro de ar está começando a perder a sua função, o motorista pode notar alguns sinais. 

Dentre eles, o aumento de temperatura na área e o consumo elevado de combustível e de óleo; ao menor indício deste problema, procure um mecânico especializado, pois a falta de manutenção no sistema de lubrificação do seu veículo pode fazer com que o “coração” do seu carro pare de funcionar. 

Existem muitos palpites populares sobre quando deve ser realizada a troca do filtro de óleo do carro, especialmente as que recomendam que este componente seja trocado a cada duas trocas de óleo. Entretanto, a baixa frequência na hora de realizar o procedimento faz com que o filtro acumule sujidades, e podendo ocasionar a entrada de óleo velho no motor, misturando-se com o óleo novo e comprometendo a integridade do óleo recém-adquirido.

A melhor forma de realizar a troca do filtro de óleo do seu carro é sempre que realizar a troca do óleo em si. Assim, você evita que o filtro de óleo possa sujar o próprio novo lubrificante. Mesmo que esta manutenção possa ficar mais cara na hora de realizá-la, é ela quem vai fazer você economizar no futuro, já que o óleo vai durar por mais tempo. 

Lembre-se que, na hora de realizar a  sua troca de óleo, você pode contar com a Chroma Veículos. Entre em contato agora mesmo e agende a sua revisão completa clicando aqui.

 
  • CONHEÇA
    NOSSAS
    UNIDADES

    • Chroma Atibaia

      Av. Gerônimo de Camargo, 4250, Bairro da Ponte, Cep: 12.944-000 - Atibaia/SP

      (11) 4414-1599
    • Chroma Bragança Paulista

      Av. Alberto Diniz, 1135, Bairro Jd. América, Cep: 12.902-360 - Bragança Paulista/SP

      (11) 4230-0026
    • Chroma Jundiaí

      Av. Profª Maria do Carmo Guimarães Pellegrini, 380, Bairro do Retiro, Cep: 13.209-500 - Jundiaí/SP

      (11) 4582-8882
    • Chroma Vinhedo

      Av. Avelino Capellato, 1150, Bairro Santa Claudina, Cep: 13.280-000 - Vinhedo/SP

      (19) 3836-3007