0

Favoritos

Fale Conosco

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Trabalhe Conosco

Currículo enviado com sucesso

Em breve entraremos em contato

Agende agora um test drive

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite aqui o seu ORÇAMENTO
Receba seu orçamento rápido e fácil.

voltar
Quero financiar

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Direção segura: como evitar a aquaplanagem?

Direção segura: como evitar a aquaplanagem?

Por - 26/01/2021

Dias de chuvas demandam uma condução muito atenta e responsável. Nesse tipo de situação, além de poças de água encobrirem buracos e do risco de derrapagem, também há o risco de aquaplanagem.

Esse é um fenômeno físico que acontece quando a água cria uma camada fina sobre a pista e, quando o veículo passa sobre ela, ele perde o atrito com o asfalto, deslizando sem controle. 

Manutenção dos seus pneus

É importante estar atento à manutenção dos seus pneus. Manter a revisão do seu carro em dia é essencial para que você conduza seu veículo com segurança, independentemente das condições. Verifique a calibragem e a profundidade da banda mensalmente, seus pneus necessitam de uma profundidade de banda que consiga expelir a água.

Os pneus do seu Honda são elementos fundamentais para evitar a aquaplanagem, no entanto, amortecedores e para-brisas também devem estar em boas condições e funcionando bem, já que também são essenciais para esse tipo de situação. 

Velocidade reduzida

Em condições de chuva ou de pista molhada, a melhor opção é conduzir seu veículo com velocidade reduzida, inclusive quando você for realizar curvas. Ao se aproximar de poças muito grandes ou de água parada, reduza sua velocidade. Mantenha uma distância segura do carro que estiver na sua frente para o caso de você precisar frear bruscamente.

Informação antes de sair de casa

Na maioria das ocasiões você consegue antecipar essas situações consultando as condições meteorológicas do dia e também da estrada que você irá enfrentar. Assim você consegue circular com mais atenção na via e até mesmo evitar surpresas, garantindo a sua segurança e a daqueles com quem compartilha a via. 

Paradas durante o percurso

Dirigir em dias de chuva costuma ser cansativo, ainda mais em viagens longas. Programe-se para realizar mais paradas do que o habitual, assim você consegue repor as energias, ir ao banheiro, beber uma água e voltar para a condução mais concentrado e focado na estrada. Essas pausas são importantes para dar um respiro para o condutor, já que dirigir em dias de chuva pode nos deixar tensos e preocupados.

Além da aquaplanagem, existem outras situações que podem acontecer nessas condições adversas de condução. Uma das melhores dicas é estar sempre atento à estrada e aos carros à sua volta.

Continue acompanhando o blog da Chroma Veículos para mais dicas como essas!

 
  • CONHEÇA
    NOSSAS
    UNIDADES

    • Chroma Atibaia

      Av. Gerônimo de Camargo, 4250, Bairro da Ponte, Cep: 12.944-000 - Atibaia/SP

      (11) 4414-1599
    • Chroma Bragança Paulista

      Av. Alberto Diniz, 1135, Bairro Jd. América, Cep: 12.902-360 - Bragança Paulista/SP

      (11) 4230-0026
    • Chroma Jundiaí

      Av. Profª Maria do Carmo Guimarães Pellegrini, 380, Bairro do Retiro, Cep: 13.209-500 - Jundiaí/SP

      (11) 4582-8882
    • Chroma Vinhedo

      Av. Avelino Capellato, 1150, Bairro Santa Claudina, Cep: 13.280-000 - Vinhedo/SP

      (19) 3836-3007