0

Favoritos

Fale Conosco

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Trabalhe Conosco

Currículo enviado com sucesso

Em breve entraremos em contato

Agende agora um test drive

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite aqui o seu ORÇAMENTO
Receba seu orçamento rápido e fácil.

voltar
Quero financiar

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Confira as diferenças entre motores elétricos e motores a combustão do carro

Confira as diferenças entre motores elétricos e motores a combustão do carro

Por - 01/12/2021

Já falamos aqui no blog da Chroma Veículos sobre o Accord Híbrido, o novo lançamento da Honda no Brasil. O sistema híbrido do veículo usa dois motores elétricos de alta eficiência combinados com um motor de quatro cilindros de ciclo Atkinson. Mas você sabe a diferença entre um motor a combustão e um motor elétrico?

Atualmente, os carros a combustão ainda dominam o mercado, mas em um futuro próximo isso deve se inverter e os carros elétricos devem ser a realidade. A própria Honda quer alcançar a neutralidade de carbono em seus produtos até 2050.

A conversão da energia nos motores é completamente diferente. No motor a combustão, converter energia química em energia cinética, queimando combustível, é o que movimenta o veículo. A mistura de ar e combustível forma uma faísca que causa uma explosão, que primeiro aciona um pistão, que aciona a manivela e faz o motor girar.

Já no motor elétrico não há nenhuma explosão nem queima de combustível. A interação de indução eletromagnética entre um estator e um rotor é o que faz o carro andar. Uma vantagem do motor elétrico é que ele atua como um gerador. Ou seja, quando o carro desacelera ao pisar no freio, a energia volta para alimentar a bateria. Outra questão é que o motor elétrico tem mais torque do que um motor a combustão.

Qual motor tem melhor performance?

Outra questão é que o motor elétrico tem mais torque do que um motor a combustão. Por esse motivo, o carro elétrico consegue atingir uma melhor performance de forma mais rápida.

Nos motores à combustão, a potência do motor aumenta à medida que as rotações aumentam, então a potência máxima vai sendo alcançada de uma forma mais uniforme e gradual. 

Manutenção

Obviamente, carregar um carro elétrico é muito mais barato do que abastecer um carro a combustão. Mas e quanto à manutenção dos motores?

Por possuírem menos componentes e elementos mecânicos, o motor elétrico tende a ter menos reparos e manutenção. Além disso, ele quase não esquenta. Especialistas garantem que um motor elétrico tem uma vida útil muito maior que o motor à combustão, com menos desgastes.

Por outro lado, as baterias elétricas ainda são bastante caras e pesadas. Por produzirem corrente elétrica através de reações químicas, elas acabam perdendo densidade energética com o passar do tempo e por esse motivo não são tão duráveis quanto o motor elétrico, por exemplo.

Se você quiser saber mais sobre o Honda Accord Híbrido, entre em contato com uma das unidades da Chroma Veículos.

 
  • CONHEÇA
    NOSSAS
    UNIDADES

    • Chroma Atibaia

      Av. Gerônimo de Camargo, 4250, Bairro da Ponte, Cep: 12.944-000 - Atibaia/SP

      (11) 4414-1599
    • Chroma Bragança Paulista

      Av. Alberto Diniz, 1135, Bairro Jd. América, Cep: 12.902-360 - Bragança Paulista/SP

      (11) 4230-0026
    • Chroma Jundiaí

      Av. Profª Maria do Carmo Guimarães Pellegrini, 380, Bairro do Retiro, Cep: 13.209-500 - Jundiaí/SP

      (11) 4582-8882
    • Chroma Vinhedo

      Av. Avelino Capellato, 1150, Bairro Santa Claudina, Cep: 13.280-000 - Vinhedo/SP

      (19) 3836-3007