0

Favoritos

Fale Conosco

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Trabalhe Conosco

Currículo enviado com sucesso

Em breve entraremos em contato

Agende agora um test drive

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite aqui o seu ORÇAMENTO
Receba seu orçamento rápido e fácil.

voltar
Quero financiar

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Evite esses erros com a embreagem manual do seu carro

Evite esses erros com a embreagem manual do seu carro

Por Chroma Veículos - 24/01/2022

Não tem jeito: a forma como dirigimos impacta diretamente no dia a dia do carro, seja no consumo de combustível ou na durabilidade de todas as peças e sistemas do veículo. E com a embreagem é a mesma coisa.

Muitos motoristas nem percebem, mas têm alguns vícios que acabam destruindo o sistema de embreagem do carro. Para te ajudar a evitar problemas futuros, a Chroma Veículos separou algumas atitudes que você deve evitar no trânsito.

‘Controlar’ o carro em ladeiras

A cena é super normal. Em uma subida, o semáforo fechou. Você é daqueles que mantém o carro parado, pisando na embreagem e acelerador ao mesmo tempo, em vez de puxar o freio de mão ou deixar o carro desengatado e pisar apenas no freio?  Saiba que isso pode acabar com a embreagem do veículo.

Nesta situação, o platô continua girando e o disco fica parado, causando um atrito (e desgaste) em todos os componentes. 

O recomendado é usar a embreagem apenas na hora que for precisar arrancar. 

Andar com o carro em ponto morto

Muitos motoristas aproveitam o embalo em descidas para deixar o carro em ponto morto, para economizar combustível, mas nem imagina o problema que isso pode trazer para o sistema de embreagem, além de ser uma prática punida com multa segundo o código de trânsito.

Ao engatar uma marcha com o veículo já em movimento, é possível que o motorista coloque uma marcha que não seja a mais adequada para a rotação do motor naquele momento, forçando o sistema e causando atrito no disco da embreagem. 

Manter o pé no pedal da embreagem

Por mais que você não pise na embreagem, manter o pé em cima da embreagem enquanto dirige pode trazer problemas. O peso da perna do motorista pode acionar o sistema de embreagem sem querer, desgastando as peças desnecessariamente. 

Sair em segunda marcha

É preciso manter a sequência da troca de marchas e, ao arrancar em segunda marcha, muda-se a quantidade de força que é transmitida para as rodas e também causa um erro no giro do motor. 

Soltar o pedal muito rápido

Você já deve ter percebido alguns solavancos que o carro dá quando você troca de marcha, e um dos problemas pode estar na rapidez com que você solta o pedal de embreagem. O ideal é que você vá soltando de forma leve e gradual, mantendo a harmonia entre a rotação da transmissão e do disco.

Como você pôde perceber, é possível mudar os hábitos de direção para dirigir com mais segurança e para aumentar a durabilidade das peças do carro. 

E não se esqueça de manter a revisão do seu Honda sempre em dia. Agende agora mesmo em uma das unidades da Chroma Veículos.

 
  • CONHEÇA
    NOSSAS
    UNIDADES

    • Chroma Atibaia

      Av. Gerônimo de Camargo, 4250, Bairro da Ponte, Cep: 12.944-000 - Atibaia/SP

      (11) 4414-1599
    • Chroma Bragança Paulista

      Av. Alberto Diniz, 1135, Bairro Jd. América, Cep: 12.902-360 - Bragança Paulista/SP

      (11) 4230-0026
    • Chroma Jundiaí

      Av. Profª Maria do Carmo Guimarães Pellegrini, 380, Bairro do Retiro, Cep: 13.209-500 - Jundiaí/SP

      (11) 4582-8882
    • Chroma Vinhedo

      Av. Avelino Capellato, 1150, Bairro Santa Claudina, Cep: 13.280-000 - Vinhedo/SP

      (19) 3836-3007